Chocolate é um “bicho difícil” de harmonizar. Seu sabor intenso dificulta a combinação com o vinho, seja ele amargo ou doce. Alguns são mais amáveis ao vinho. Outros repudiam a maioria dos vinhos e precisam de maiores cuidados. O fato é que uma combinação clássica do chocolate não falha: O Vinho do Porto. Por ter uma graduação alcoólica maior e uma doçura maior também, os Vinhos do Porto fazem um bom par com os chocolates. Mas tem Portos que vão melhor e Portos que não vão tão bem.Os mais envelhecidos por exemplo, deixam a desejar pois são mais delicados, com aromas e sabores de frutas secas e de mais evolução. Então prefiram os mais jovens e intensos, como algum Vintage ou LBV mais jovens. Tawnys e Rubis, que são os mais comuns, costumam ir bem também se o chocolate não for daqueles muito doces.

Aliás, há alguns chocolates, aqueles com maior percentual de cacau e que são mais amargos, que podem até ir bem com vinhos secos, como um Primitivo, um Zinfandel (Primitivo e Zinfandel são a mesma uva, com nomes diferentes e cultivadas em locais distintos), um Shiraz Australiano, Syrah Argentino ou Chileno ou até mesmo um Amarone. Alías, por falar em Amarone, os Valpolicellas Ripasso, que carregam certo açúcar residual por causa do apassimento das uvas, podem ir bem com alguns chocolates também!!

Mas tem outros tipos de vinho muito legais, que não tomamos muito por aqui e que valem a tentativa: O Vinho Madeira, que também é um vinho fortificado português, mas é da da Ilha da Madeira, tem algumas variações de acordo com as uvas. Os mais comuns são o Sercial, Verdelho, Bual e Malmsey (Malvasia), sendo esta a ordem crescente de doçura. Para não ficar muito enjoativo, eu iria com um Verdelho ou ou Bual com chocolates mais amrgos e o Malmsey com os mais doces.

Banyuls (Fortificado da AOC Banyuls, localizada no Sul da França) e os espanhóis PX (Pedro Ximenez), da região de Jerez, são outras opções legais e que fogem do comum, até por serem vinhos mais difíceis de serem encontrados. Estes são mais doces e vão bem com chocolates ao leite!

Um fato é garantido: Prazer não faltará!!!

 

CHEERS!!

EnoDeco no Instagram: http://instagram.com/enodeco

Siga o EnoDeco no Twitter!

Torne-se um fã do EnoDeco no Facebook!

Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde!

 

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui