Descubra alguns mitos e verdades sobre vinhos

0
34069

Quanto mais eu caminho por este mundo do vinho, mais dúvidas e mitos eu vejo aparecer nas pessoas. Isso é bom, pois mostra interesse cada vez maior das pessoas. Mas ao mesmo tempo, cria verdade que não necessariamente existem e às vezes atrapalham. Listei algumas abaixo que são as mais comuns, para ver se ajudo quem está começando no mundo do vinho e não quer cair em roubada e falar besteira.

VINHO É FEITO DE UVAS E DO QUE MAIS?
Nada mais! Os vinhos são feitos de uvas e nada mais é acrescentado. Quando digo “nada mais” digo que nenhuma essência de aromas ou xaropes são adicionados. Um vinho com aromas de morango não teve nenhuma essência de morango adicionada nele. Vinho é feito de uva e nada mais.

QUANTO MAIS VELHO O VINHO, MELHOR?
Nem sempre. Tem vinho que é feito pra durar poucos meses, como é o caso dos famosos Beaujolais Noveau e que depois de alguns meses, já perdem toda sua essência. Tem vinhos que são feitos para durar décadas, como os grandes vinhos de Bordeaux, Borgonha, os grande Barolos, Barbarescos, Brunellos di Montalcino, Amarones (Itália), os grandes Riojas e Ribera del Duero (Espanha) e muitos, muitos outros. Então, nem sempre um vinho velho é melhor que um vinho novo.


COMO ARMAZENAR CORRETAMENTE UM VINHO?
O vinho deve ser armazenado idealmente deitado para que a rolha de cortiça não seque e não abra nenhum micro canal entre ela e a garrafa e isso oxide o vinho. Vinhos que são fechados com tampa de rosca e rolhas sintéticas, não precisam ser armazenados deitados. E sempre, para todos eles, longe de luz direta, de calor e trepidação.

VINHOS COM TAMPA DE ROSCA SÃO RUINS?
Não! As tampas de rosca são fechamentos mais baratos para o produtor e mais ecológicos, por não serem feitos com a cortiça, que vem de uma árvores em extinção em Portugal e na Espanha, chamada Sobreiro. Mas tem muitos produtores australianos, americanos, da Nova Zelandia e da África do Sul que suam tampa de rosca para seus vinhos caros e renomados. Mas no geral, é um tipo de fechamento usado por produtores para seus vinhos de entrada.

VINHOS FEITOS COM UMA ÚNICA UVA SÃO MELHORES QUE OS FEITOS COM 2 OU MAIS UVAS?
Não! A quantidade de uvas diferentes usadas na elaboração de um vinho não tem nada a ver com sua qualidade. Tem vinhos feitos apenas com uma uva que são maravilhosos, como por exemplo os grandes Borgonhas (Fra), Barolos e Brunellos di Montalcino (Ita). Mas tem vinhos igualmente bons, como os grandes Bordeaux (Fra) e grandes vinhos do Alentejo e Douro (Por), entre outros, que são feitos com 1, 2 ou muitas outras uvas.

QUANDO PRECISO DECANTAR UM VINHO?
Os decanters tem duas funções básicas: A primeira é a decantação propriamente dita, ou seja, separar o sólido do líquido. Tem vinhos que naturalmente criam depósitos (chamados de borra) que nada mais são, que as resíduos das uvas, quando não são filtrados. Isso não é defeito! Então, em alguns vinhos, precisamos que estes resíduos decantem para não serem misturados no líquido, pois não são agradáveis de serem bebidos. Por isso o Decanter precisa ter um fundo plano e ele precisa ser transparente. Outra função é gerar o vinho, ou oxigenar, para que ele abra seus aromas e sabores mais rapidamente. É a famosa expressão de deixar o vinho respirar!

COMO ARMAZENAR UM VINHO DEPOIS DE ABERTO?
A geladeira é o melhor lugar, pois a baixa temperatura retarda a oxidação do vinho que foi aberto e que o oxigênio já teve contato com o vinho. Pode-se fechar com a rolha mesmo. Os vinhos brancos normalmente, por serem mais delicados, oxidam mais facilmente que os tintos. E quanto mais encorpado o vinho, mais ele tende a durar depois de aberto. Os sistemas de bombas à vácuo, aqueles que vem com uma rolha de borracha e que bombeamos para tirar o oxigênio são bem eficientes e ajudam ainda mais a retardar a oxidação.

AS LÁGRIMAS DO VINHO INDICAM QUE O VINHO É BOM OU RUIM?
Não, de jeito nenhum. As tais lágrimas do vinho que escorrem pela taça indicam apenas o teor alcoólico e o corpo do vinho. Quanto mais alcoólico e mais encorpado, mais lentamente elas escorrem. Quanto mais leves e menos alcoólicos, mais rapidamente elas escorrem. Mas isso não é indicativo de qualidade!

Deixe uma resposta

Digite seu comentário
Digite seu nome aqui